Descrição
Este livro contém apenas a seção do jogador do Livro Básico. Este livro não traz material novo.
É claro que um dia o mundo vai acabar. Sempre foi apenas uma questão de tefdompo. Quando acabasse, a Terra iria parar, a natureza invadiria as cidades arruinadas e os ventos uivariam pelas ruas desertas, transformadas em verdadeiros cemitérios.
Mesmo assim, a vida continua a existir. Na Arca, um pequeno assentamento na fronteira de uma cidade já morta, o Povo vive. Vocês são a cria da humanidade, mas já deixaram de ser humanos. São verdadeiros mutantes, aberrações. Seus corpos e mentes tem poderes incríveis, mas isto lhe torna instável, frágil.
Ninguém do Povo tem mais do que 30 anos de idade, exceto o Ancião.
Ele é seu líder, mas não é como vocês, ele é um Antigo. Ele sempre lhes avisou: mantenham-se de guarda, fiquem na Arca ou a Podridão irá lhe pegar. Ou algo pior ainda. Até então, vocês obedeceram, expulsaram todo e cada estranho que chegou perto da Arca. Poucos ousaram se aventurar nas Zonas. É assim que o Ancião chama o mundo lá fora.
Mas os dias de segurança acabaram. A comida está acabando e a briga pelo que sobrou está cada vez mais violenta. Vocês sentem fome. Facções estão se formando, chefia no topo, escravos na base e, no meio, mediadores que tentam lucrar com tudo e todos. O Ancião está morrendo, e vocês estão por conta própria agora.
É hora de se aventurar, de explorar as Zonas, procurar por artefatos, por conhecimento. De construir e melhorar a terra, procurar outros, criar uma civilização nas ruínas do passado. Buscar sua origem. Talvez, um dia, você achará o Éden das lendas, o paraíso dos Antigos em meio à todo este inferno. É lá que a salvação e a verdade lhe esperam, ou pelo menos assim dizem as lendas.
Talvez seja tudo baboseira, mas não importa, vocês não tem escolha. Isso é o início.
Este é o Ano Zero.
Mutant: Ano Zero volta às origens da franquia Mutant: o roleplay após o Apocalipse. Neste jogo, você joga como um do Povo – humanos mutantes vivendo na Arca, um pequeno e isolado assentamento em um mar de caos. O mundo exterior é desconhecido para você, assim como sua origem.
Mutant: Ano Zero trás dois ambientes importantes onde se jogar, cada um com seu estilo:
A Arca, seu lar no mundo. Um ninho de intriga e disputas de poder, está longe de ser um lugar seguro, mas é o único lar que vocês conhecem, e talvez seja o berço de uma nova civilização. As regras lhe ajudam a melhorar e desenvolver a Arca em diversas áreas, como Militar, Suprimentos, Tecnologia e Cultura. Depende de vocês, os jogadores, decidir em quais projetos irão embarcar.
A Zona, as terras devastadas fora da Arca. Vocês irão se aventurar na Zona à procura de comida, artefatos, outros mutantes e conhecimento – pelo menos sobre a própria origem do Povo. O jogo inclui mapas de Zonas de exemplo e um arsenal de outras ferramentas para permitir que o narrador povoe seus setores com mutantes, monstros mortais e fenômenos bizarros.
Onde a Zona e a Arca ficam localizadas é uma decisão do seu grupo. Por que não jogar em uma versão pós-apocalíptica de sua própria cidade natal? A abordagem modular do jogo lhe permite colocar todo o material de campanha onde quer que queira.
A franquia Mutant tem uma longa e rica história na Suécia. A primeira edição foi lançada pela Target Games em 1984, em plena Guerra Fria e na Era Dourada dos RPGs na Suécia. Houveram diversas edições desde então, onde uma delas, inclusive, deu origem à popular franquia Mutant Chronicles nos anos 90.
Resenhas
“O sistema central é relativamente simples, que, junto com algumas regras adicionais, fica muito interessante… …Cada página mostra o clima de mundo sucateado, de mutação, de iconografia da radiação. As profusas ilustrações retratam bem o cenário e suas particularidades, facilitando a imersão. As descrições são normalmente simples e diretas, sem se perder muito na prosa, ideal para um jogo pós-apocalíptico.”
– Thiago “Shinken” Rosa, no RPG Notícias
“Mutant: Ano Zero é um RPG excepcional, e se você tem o mínimo de interesse que seja neste tipo de jogo, deveria comprá-lo imediatamente”
– The Piruett SF and Fantasy blog
“Um belo e estiloso equilibrio entre nostalgia e inovação na cena do RPG sueco que não é visto há muito tempo.”
– The Boningen gaming blog
“Esse RPG é f*** e recomendo tanto para novatos quanto veteranos. Dar qualquer nota que não seja a máxima para esse jogo é algo impensável.”
– The Kryokinesi gaming blog
“As regras dão apoio e criam verdadeiras campanhas. Intrigas começam, ameaças surgem, oportunidades e desafios aparecem, tudo isto sem o narrador ter que criar tudo sozinho.”
– The Fenix gaming magazine
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